A importância da amamentação.
Muitas mamães tem a ideia de que retirar o filho do peito já nos primeiros meses é a melhor opção para conseguir retornar ao peso anterior a gestação e perder alguns kg extras. Mas será mesmo que é o correto?
Então darei uma excelente notícia as mamães que querem abandonar este ato tão importante por aparência ou estética, não precisa deixar de amamentar, durante esta fase de criação de laços e afeto entre mães e filhos.
Durante a amamentação o metabolismo esta aumentado, sendo que ocorre redução no peso, mas claro que para isso a alimentação deve ser adequada e o corpo deve estar em movimento, nada de sedentarismo, e claro tudo supervisionado por nutricionistas, professores de educação física e médicos.
Outro motivo para as mamães não deixarem de amamentar e manterem hábitos de vida saudáveis, é a qualidade de vida que seu filho terá na adolescência e fase adulta, a melhor herança que você pode deixar, por isso amamente!
A amamentação previne seu bebê de contrair várias infecções, principalmente do trato respiratório e digestivo, alergias alimentares e até doenças crônicas.
Por isso a necessidade de a alimentação da mamãe ser completa, equilibrada e de preferência sob a supervisão de um nutricionista, pois tudo que a mamãe consumir passará para o leite do bebê que deve ser rico em proteínas, minerais e vitaminas.
A exposição solar das mamães nesta fase também é muito importante para a ativação da vitamina D, que deve passar em quantidades suficientes para o seu bebê.
Alguns mitos sobre a amamentação:
- Feijão é motivo para cólica: Nenhum alimento que você consome pode causar cólica no bebê, as causas são devido a finalização na formação do trato gastrointestinal do bebê, ele ainda esta se desenvolvendo.
- Cerveja preta aumenta a produção de leite: O que aumenta a produção de leite é água. Líquidos irão aumentar a produção, mas você deve selecionar o que consumir, água é o melhor e chás sem cafeína (camomila, erva-doce). Evite refrigerantes e não consuma bebidas alcoólicas nesta fase.
- Meu leite é fraco: Não existe leite fraco. O importante é a alimentação da mamãe ser variada, equilibrada e rica em vitaminas e minerais.
- Meu leite não sustenta o bebê e ele chora de fome: Nem sempre o bebê chora de fome. Choro é sua única forma de expressar frio ou calor, sono, cólica e até mesmo falta de carinho.
- Mãe que trabalha fora não pode amamentar: Pode amamentar quando estiver em casa e esgotar o leite para ser oferecido, sempre com copinho ou colher, quando não estiver em casa. Durante o dia deve retirar o leite, colocar em frasco esterilizado e guardar em geladeira por até 24 horas. Se manter em freezer ou congelador, o leite poderá ser guardado por até 15 dias. Antes de oferecer o leite, este deve ser aquecido em banho-maria, ou deixado em temperatura ambiente até perder o frio.
A amamentação deve ser exclusiva até os 6 meses de idade, quando começam a ser acrescentados novos alimentos.
Por Monique de Castro Alves