Os benefícios dos termogênicos
Aceleram o metabolismo, aumentam a disposição, reduz peso e medidas, e vários outros benefícios quando associados a uma alimentação equilibrada.
Esta época do ano devido a chegada do verão e carnaval aumenta a procura por produtos que prometem emagrecer rápido e de dietas milagrosas que oferecem riscos a saúde. O ideal é procurar um nutricionista para melhores orientações e para realizar acompanhamento clínico para reduzir peso sem comprometer a saúde.
De nada adianta ser magro e não poder curtir o verão, não é mesmo? Então preste atenção nestas dicas que escrevi para você:
É importante e eu sempre alerto para os riscos de se consumir um termogênico ou qualquer outro estimulante e aceleradores de metabolismo sem orientação e supervisão de um nutricionista.
Pois, como o nome já diz, ele acelera metabolismo e batimentos cardíacos e seu uso prolongado pode ser prejudicial a saúde, além de existirem muitos produtos que ainda são proibidos no Brasil, não possuem registro na ANVISA, estes não devem ser consumidos.
Os termogênicos não são indicados em algumas patologias como diabetes, hipertensão, gastrite, doenças cardiovasculares, entre outras.
A super dosagem em busca de resultados mais rápidos levam a graves consequências. Isto é muito comum, a pessoa pensa que se ela usar um comprimido, ou um medidor quando em pó, irá fazer efeito, mas se ela usar 10 porções do produto terá efeito potencializado, o que não é verdade, e as consequências são graves.
Cada produto contém quantidades variadas de cafeína e estimulantes (de 0 a 420 mg de cafeína por exemplo), um nutricionista saberá prescrever quantidades adequadas para você, normalmente iniciando com quantidades baixas e aumentando gradativamente conforme a resposta ao produto.
Se você já tomou, e passou mal, não volte a usar, existem muitas pessoas sensíveis a estes produtos, e se já conhece, sabe que faz mal, mesmo assim gostaria de fazer uso, procure antes um nutricionista que irá indicar algum produto com uma quantidade baixa de cafeína e estimulantes ou até mesmo utilizar estratégias através da alimentação, adequando a dieta com alimentos que possuem ação termogênico.
Nunca use o quanto bem entender, algo muito comum é usar por que o outro usa e pra ele faz bem, muitos acham que por o nutricionista ter indicado para o amigo, ou alguém conhecido e esta tendo um bom resultado, é motivo para todos usarem em mesma quantidade, achando que se tomar o efeito será o mesmo - negativo todas as pessoas são diferentes uma das outras... Então seja na dieta prescrita ou uso de produtos prescritos pelo nutricionista, é sempre individual! Todos somos diferentes!
O consumo consciente, com orientação e acompanhamento nutricional só traz benefícios!
Por Monique de Castro Alves