Whey Protein

Criar um Site Grátis Fantástico
Whey Protein

O que é Whey protein?

Para você que quer consumir ou já é adepto do suplemento preferido e mais popular entre quem mantem uma dieta para emagrecimento ou para recuperação em treinos intensos, vou explicar o que é o whey protein para você conhecer melhor.

 

Whey protein é considerado um suplemento alimentar e devemos consumir com orientação de um profissional da área da saúde, preferencialmente nutricionista que irá calcular as suas necessidades diárias de proteína.

Whey protein, nada mais é, que soro do leite. E o soro do leite foi descoberto a partir da produção de queijo. Até 1970 todo o soro do leite era descartado, então estudiosos começaram a avaliar a qualidade do soro e concluíram que poderia ser utilizado pelo seu alto valor biológico.

Existe whey em três formas: Whey Protein Concentrado (WPC), Whey Protein Isolado (WPI) e Whey Protein Hidrolisado (WPH)
Eu costumo orientar meus pacientes da seguinte forma, é como se existissem peneiras para a filtragem do whey.

Whey Protein Concentrado

é o que possui uma quantidade maior de nutrientes, o que não necessariamente é o ideal, pois contem uma quantidade maior de substancias alergênicas. WPC não mais é que a concentração do soro do leite, por isto a quantidade grande de nutrientes. Usando o exemplo da peneira, esta seria uma peneira de furos grandes onde passariam todos os nutrientes. Deve ser avaliado o momento certo para a sua utilização.

Whey Protein Isolado

É a melhor parte do soro do leite, usando o exemplo da peneira, esta seria fina para refinar bem e passar apenas nutrientes de excelente qualidade, bloqueando a passagem de carboidratos, gorduras, fibras. É também uma das proteínas de custo mais elevado no mercado. É muito indicada não só para atletas, mas também a pessoas que necessitam de um aporte proteico maior, como quem vai realizar uma cirurgia bariátrica ou quem já realizou, intolerantes a lactose, etc. É um produto hiperproteico de rápida absorção, parcialmente hidrolisado, bastante utilizado no pós treino.
Existem várias formas para a filtragem do whey, da mais simples a mais tecnológica, o que também interfere no preço do whey.

Whey Protein Hidrolisado

Esta forma de produto pode ser Whey Protein Concentrado Hidrolisado, ou Whey Protein Isolado Hidrolisado, que nada mais é a quebra da proteína, como se já tivesse iniciado o processo de digestão, por isso contém praticamente aminoácidos no produto. Também é uma proteína de absorção rápida, muito utilizada no pré e pós treino e de elevado custo também.

Existe também proteína da carne que é uma proteína de alto valor biológico

E proteínas vegetais: do arroz, soja, ervilha, porém a quantidade de estudos ainda é muito pequena para comprovar sua eficácia.

Mas citei aqui para lembrar que Whey é soro, então nunca fale um whey de soja ou whey da carne, pois está errado. Não existe essa frase, o correto mesmo é falar proteína da carne, ou proteína da soja.

Existe também a proteína da clara do ovo, a albumina, e os aminoácidos separados, um exemplo é a creatina, BCAA, vou falar deles em um outro momento.

Como suplementar com whey protein?

Agora que você já conhece mais sobre o whey protein, hoje vou dar dicas de como suplementar usando ele.

Primeiro lembre que a proteína deve estar dentro do cálculo diário das suas necessidades, e deve ser administrado com orientação de um nutricionista.

Você pode tomar o Whey Protein pós treino, junto de um carboidrato e com água.

Por que pós treino?

Quando você treina, você rompe as fibras musculares sendo necessário a reconstrução. E como as proteínas tem esse papel fundamental no nosso metabolismo de construção e renovação de tecidos, são elas que participam do processo de “reconstrução muscular”. Mas claro, os exercícios são fundamentais para a reconstrução também. Quando você treina um membro do corpo (perna, ou braço, por exemplo) e volta a treinar um mesmo membro após dois dias, o corpo entende que aquele músculo precisa ser maior e mais forte para aguentar o exercício.

Por isso é fundamental uma boa alimentação, pois suplemento, como o nome já diz, é apenas suplemento.

Deve se avaliar a necessidade da utilização de whey, pois existem excelentes fontes proteicas na alimentação, como carnes, queijos, leites, grãos.

Por que com carboidrato?

Os carboidratos tem a função de fornecer energia ao nosso corpo, e também auxiliam na absorção das proteínas. Por isso é importante uma fonte de carboidratos junto com a proteína, para ter um melhor aproveitamento.

Por que com água?

Para não interferir na absorção e não alterar a qualidade do whey.
Para produzir um pote de whey (900g) são necessários aproximadamente 1000 litros de leite, uma quantidade muito grande justamente pelo que eu expliquei semana passada (utilizar apenas o soro do leite, filtrar e hidrolisar).
E como o leite é composto por carboidratos, como a lactose que é o açúcar do leite, gorduras e outras proteínas como a caseína (proteína de absorção lenta) que compõe 80% das proteínas, o ideal é consumir com água para que todos estes compostos não interfiram na absorção do Whey Protein.

Estamos falando de praticantes de exercício físico, que tem suas necessidades metabólicas aumentadas, e por isso a importância de consultar um nutricionista, pois como tudo em excesso, a proteína também pode fazer mal.

Comprando Whey Protein

 Primeiro é necessário definir qual é o seu objetivo: Definição e aumento de massa muscular? Emagrecimento? Pós operatório? Beber algo após o treino? Defina o seu objetivo e em seguida verifique a real necessidade da ingestão de um hiperprotéico, no caso, o Whey Protein.

Após o primeiro passo é necessário fechar os ouvidos para tanta informação, analisar com cautela os inúmeros dados que encontramos na rede e começar a fazer a própria análise, tirar as próprias conclusões, buscar seu próprio conhecimento e ir formando seus conceitos próprios. 

Após pensar sobre o uso de whey protein e chegar a uma conclusão própria, é bom pedir um conselho profissional e realizar consultas com um nutricionista.

Após esta análise concluída, você pode definir qual tipo de whey protein você gostaria de usar, lendo as dicas sobre whey protein clicando nos ícones ao lado da página e também seguindo as dicas abaixo:

  • Tome cuidado com o marketing exagerado que as marcas fazem sobre seus produtos;
  • Escolher o produto mais popular, o mais barato ou o mais caro, não é a melhor opção, lembre-se você é único. O produto deve atender as suas necessidades;
  • Leia o Rótulo, as informações nutricionais contida nele e também os ingredientes do produto;
  • Verifique a integridade da embalagem;
  • Fique atento à validade do produto;
  • Escolha o sabor do produto, sempre possui mais de uma opção. Como: baunilha, chocolate e frutas. Além da preparação com água, há outras opções de consumo: em receitas fit, bolos, massas, shakes.
  • Note que há produtos com tamanho de porções diferentes, um exemplo: um produto que tenha uma porção de 30g e outro com uma porção de 60g, pode ser que tenha a mesma quantidade de proteína na porção, porém como a porção tem a quantidade dobrada, a porção de 30g terá 20g de proteína e a dose de 60g terá 40g de proteína na porção. Não significa que você deverá dobrar a quantidade de medidores, pois a quantidade de proteína ingerida dependerá da quantidade que você necessita;
  • Você pode definir se a compra do produto será mensal ou quinzenal dependendo da quantidade que contém na embalagem do produto, normalmente a apresentação é de 900g e 2,300g; A embalagem menor renderá aproximadamente 1 mês (dependendo o tamanho da porção) e o maior renderá aproximadamente 2 meses (dependendo do conteúdo do produto e tamanho da porção);
  • Verifique sempre o valor do menor e do maior e faça uma comparação de custo beneficio;

 

 Qualquer dúvida me perguntem! Me escrevam, vou adorar receber sua mensagem!

 

 Por Monique de Castro Alves

Nutricionista